Campanha salarial 2024
ADUR participa da reunião dos Setores do ANDES e reforça posição contrária ao reajuste zero. Bancada sindical protocola contraproposta
A ADUR participou, no dia 27 de janeiro, da reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do ANDES-SN para discutir a proposta de reajuste para servidoras e servidores públicos, apresentada pelo governo federal no final de dezembro de 2023. O encontro aconteceu em Brasília e contou com a participação de 25 seções sindicais.
Confira o informe da presidenta da ADUR, professora Elisa Guaraná, que representou a seção sindical no encontro:
Ao longo do segundo semestre de 2023, a Assembleia Geral da ADUR debateu e acompanhou a Mesa de Negociação afirmando duas posições: a não aceitação do reajuste 0, e a necessidade de buscar uma proposta que avance na negociação e que inclua os aposentados.
Em Assembleia Geral híbrida realizada no dia 30 de outubro, foi definida a participação da ADUR na última paralisação de dois dias. A paralisação teve alta adesão, no entanto, a mobilização de rua foi baixa e a avaliação tem sido que a mobilização dos professores ainda não tem avançado. A Diretoria avalia que paralisações de um dia, e não dois dias, são melhor recebidas pela categoria.
Na última Assembleia Geral, que aconteceu no dia 13 de dezembro foi reforçada a posição de não aceitação do reajuste 0, e também foi indicada a inclusão de aposentados e aposentadas. Como ainda não havia uma contraproposta, o tema não entrou na pauta.
Na pauta desta Assembleia, colocamos mais uma vez a urgência de avançar na luta pelas pautas da carreira em relação ao reconhecimento da insalubridade, tanto no que diz respeito à reconversão de tempo especial em tempo de aposentadoria, quanto em relação a revogação da NR 15 e 16 e IN 90. Internamente na UFRRJ, com a atuação da ADUR, já avançamos nos temas progressão e reposicionamento. Deliberamos encaminhar um TR sobre reposicionamento de concursados de carreira.
A nova proposta encaminhada pelo Andes não foi levada à categoria por estarmos em recesso e a grande maioria em férias. A diretoria entende que a proposta avança como contra-proposta de negociação.
Contexto e mobilização
O governo sinalizou, no fim do ano passado, por um reajuste zero nos salários dos docentes para este ano, aumentando apenas o auxílio-alimentação, o auxílio-saúde e o auxílio creche. Na reunião do ANDES, o coletivo rejeitou a proposta de reajuste zero e acatou a proposta de unidade em construção com o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e centrais sindicais.
Também foi incluído na pauta o fim da contribuição de aposentadas, aposentados e pensionistas, a revogação da portaria que inibe o acesso ao adicional de insalubridade, a revogação da contrarreforma da Previdência, entre outros.
Mais uma ação importante definida na reunião foi a construção do dia 22 de fevereiro como Dia Nacional de Mobilização em defesa da carreira e da educação pública. A proposta é fortalecer atos conjuntos com as demais entidades da educação. Também foi indicado ampliar o trabalho de base para a organização de mobilizações.
Contraproposta é apresentada ao governo
Na última quarta-feira, dia 31 de janeiro, o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), o Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), e as Centrais Sindicais apresentaram ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) uma contraposta única de reajuste salarial.
A proposta alternativa, entregue pela bancada sindical prevê que o reajuste salarial seja concedido em três parcelas, a serem pagas nos anos de 2024, 2025 e 2026. O documento é baseado em um estudo do DIEESE, que indica que, no período de setembro de 2016 a dezembro de 2023, a inflação acumulada chegou a 42,99%, com base no IPCA/IBGE. Já a projeção de inflação para os próximos anos, com base no IPCA/IBGE (Boletim FOCUS do Banco Central), é de 3,87% em 2024, e de 3,50% em 2025. Assim, o total geral, no período de setembro de 2016 a dezembro de 2025, é de 53,72%.
A partir disso, o DIEESE dividiu o conjunto de servidores em dois blocos, o Bloco I compreende servidores que tiveram reajuste nos anos de 2016 e 2017, além do reajuste emergencial do ano passado. Nesse caso, a contraproposta prevê o reajuste de 34,32%. No Bloco II estão servidores que tiveram reajuste nos anos de 2016, 2017, 2018 e 2019, além do reajuste emergencial do ano passado. Para estes trabalhadores, a contraproposta prevê o reajuste de 22,71%.
Um dia antes de levar a proposta ao MGI, o estudo do DIEESE foi apresentado à Plenária Nacional dos Servidores Públicos Federais, convocada pelo Fonasefe, e pode ser conferida neste link: https://bit.ly/3SERsQN
Mais Notícias
Reajuste salarial dos servidores federais é resultado de mobilizações e greve
Postado em 17/01/2025
17 de janeiro de 2025 Comunicação da ADUR No dia 31 de dezembro de 2024, foi publicada no Diário Oficial … leia mais
Programa Mais Professores: Iniciativa é promissora, mas carreira docente ainda precisa de mais investimentos
Postado em 15/01/2025
15 de janeiro de 2025 Comunicação da ADUR O Governo Federal lançou nesta terça-feira (14), o Programa Mais Professores para … leia mais
Contra o Retrocesso na Moderação de Conteúdo da Meta e os Ataques à Regulação Democrática do Espaço Digital
Postado em 08/01/2025
Mark Zuckerberg, CEO da Meta, que abrange as redes sociais Facebook, Instagram e Threads, anunciou publicamente que a empresa irá … leia mais
Fechamento do Arquivo Público do Rio de Janeiro: Governador ataca preservação da memória histórica
Postado em 08/01/2025
08 de janeiro de 2025 Comunicação da ADUR O anúncio do fechamento do Arquivo Público do Estado do Rio de … leia mais
A democracia continua de pé
Postado em 08/01/2025
08 de janeiro de 2025 Comunicação da ADUR Dia 8 de janeiro de 2025 é o dia do povo brasileiro … leia mais
Fernanda Torres Vence Globo de Ouro com Filme que Relembra as Cicatrizes da Ditadura: “Eu Ainda Estou Aqui”
Postado em 07/01/2025
07 de janeiro de 2024 Comunicação da ADUR Neste fim de semana, a atriz Fernanda Torres fez história ao vencer … leia mais
Governo Federal apresenta MP que garante o reajuste aos servidores
Postado em 03/01/2025
03 de janeiro 2025 Comunicação da ADUR O Governo Federal anunciou junto ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços … leia mais
A ADUR deseja um excelente 2025
Postado em 31/12/2024
🌟 A ADUR deseja a todas e todos um final de ano de descanso, reflexões e renovação. ✊ 2024 foi … leia mais
Nota sobre ação antissindical do TCU contra professores do Cefet/RJ
Postado em 27/12/2024
Nós, abaixo-assinados, vimos a público para denunciar recente ação do Tribunal de Contas da União (TCU), que demandou a abertura … leia mais
A Lei Orçamentária Anual foi aprovada. E agora?
Postado em 20/12/2024
A greve de alguns setores do serviço público federal, dentre eles a educação, teve conquistas importantes, na negociação com o … leia mais